Divergências nas dimensões externas e internas

Olá!
Fui notificado pelos meu operadores de plasma que as peças de um determinado material e espessura, apresentavam normalmente 2mm a menos na dimensão externa das peças em relação a dimensão apresentada pela folha de processo. Ao analisar os “Parâmetros de Corte”, verifiquei que o raio do cortado estava configurado para 0,5mm, enquanto para outros materiais de mesma espessura estavam configurados com raio de 1,5mm. Ao fazer o teste, alterando o raio do cortado de 0,5mm para 1,5mm, a peça cortada no teste apresentou dimensão externa igualmente a exposta na folha de processo porém, como se suspeitou, o diâmetro do furo da mesma, foi alterado ficando menor em relação ao projeto. Para corrigir isso, teria que trabalhar com raios diferentes nas configurações de “Compensações por Qualidade”, que me obriga a utilizar ela, para toda a lista de “Dependentes de Material-Espessura”. Minha dúvida vem a ser porque apenas este material me obriga a trabalhar com diferentes raios do cortador para externo e interno (Compensação por Qualidade), enquanto os demais materiais não necessitam? Pode existir algum outro problema de configuração em relação ao "dependente Material-Espessura?
Abaixo segue a tabela de configuração de dois materiais distintos e mesma espessura para ilustração.

Ola, também gostaria de saber! Quando acontece isso eu altero a dimensão do desenho. Por exemplo se o furo tem diâmetro 30 mm eu aumento ele para 31 mm para que ao cortar fique com 30 mm .

Ola, também gostaria de saber! Quando acontece isso eu altero a dimensão do desenho. Por exemplo se o furo tem diâmetro 30 mm eu aumento ele para 31 mm para que ao cortar fique com 30 mm .

Nossa @desenho.tbt isso dá bastante trabalho, abrir peça a peça no modo de desenho e mudar manualmente a geometria, se você tem situações definidas como o @Gustavo , ou seja, sempre que usa determinado material e espessura, vale configurar a compensação por qualidade, uma vez configurado você não perderá mais tempo com esse processo de correção manual, segue alguns vídeos de base que pode te ajudar nisso.

Na verdade esse é um dos motivos que fez existir esse recurso do Lantek, a compensação por qualidade.
Acredito que seja por conta de alguma situação do processo de corte, sei que se, por exemplo, fazer o sentido de corte ao contrario do que recomendado pelo fabricante da maquina o corte fica chanfrado e ou menos “liso”, em fim… isso não é uma particularidade desse material e espessura para todas as maquinas, ou seja, cada tipo de maquina, consumíveis e fabricantes de maquinas tem suas particularidades e diferenças. E o Lantek abrange todas essas diferenças, em específico para este caso o recurso é a configuração de compensação por qualidade.

O que chama a atenção é o material ASTM A36, espessura 6,35mm, ser a única MP a ocorrer isso.
Para via de dúvidas, se eu utilizar a “Compensação por Qualidade” (configuração esta que não utilizo para nenhum material) terei que configurar um a um de todos os itens da minha tabela de “Dependentes Material-Espessura”?

A princípio apenas para o material e espessura que a maquina está tendo este comportamento e sempre que for trabalhar nesse campo de espessura e material o Lantek saberá e aplicará a compensação automaticamente.

Sem que eu precise marcar a opção a seguir?

Então posso configurar diretamente dentro das configurações do “Parâmetro de Corte”, sem que isso implique nos demais materiais, como a seguir?

Por aí…
Teste para ter certeza do comportamento…
A opção de “Pedir estes dados ao inicializar”, quando habilitada, também te permite decidir se quer ou não usar a compensação pode qualidade lá no ambiente de Corte e Nesting sem precisar ir nessa tela de configuração de máquina.

Fiz os testes e a única forma para as configurações de “Compensação por qualidade” surtirem efeito, deve-se marcar a opção “Atribuir automaticamente estes dados na chapa” e inserir os raios para cortes internos e externos em cada item da lista de “Dependentes de material - espessura”. No meu caso, essa é a forma de resolver o meu problema.