Tempo peça na folha report

Bom dia!

Alguém me pode dizer a fórmula que usa para calcular o tempo peça no report(CAJ)?
Pergunto isto pois acho que a formula que tenho não está correcta, se programar uma peça apenas ela dá um tempo, e se programar a mesma peça numa chapa com várias outras peças o tempo é completamente diferente.

Opa!
Dá uma olhada aqui na base de conhecimento o @hellynton.pontes criou um artigo bem legal sobre folhas de processo e anexou várias folhas customizadas e elas tem o calculo de tempo por peça em algumas tu pode abrir no modo de desenho e conferir como está o código no CAJ.

Ah… mas uma coisa é certa, o tempo dessa mesma peça realmente não é o mesmo quando cortada ela sozinha e com varias peças. Se tiver configurado tempo de carga e descarga de chapa por exemplo, se fizer apena a peça na chapa esse valor provavelmente vai se somar, em quanto ela junto de varias outras peças esse valor será dividido.

Já estive a ler o artigo e testar as folhas que lá estavam e as que têm o tempo de peça têm a mesma formula que a que eu uso que é a seguinte:
$((TDB_DD025*TDB_ND025)/TDB_SD025)
Eu tenho os tempos de carga/descarga a 0, assim como todos os outros tempos auxiliares.
Alguém usa uma formula diferente?

Aqui fica o exemplo do meu problema:

Peça unitária: 10 segundos

Peça numa chapa com outras peças: 53 segundos…

Se fosse uma diferença de 2 ou 3 segundos não me preocupava, mas neste caso é absurda a diferença por isso estou a tentar perceber e corrigir o erro.

Eu acho que tu criou um trabalho para fazer esse teste, certo?
Seria possível exportar e anexar aqui, eu poderia tentar fazer alguns testes também.

@luis.carneiro, você chegou a dar uma olhada na configuração de Custos (Na tela de CAM, Trabalho > Opções de configuração > Custos > Atualização de tempo estimado)?

As opções presentes nesta tela fazem com que os tempos realmente variem na apresentação do relatório de nesting. Qual é opção ativa em sua configuração?

Boa tarde.
@athos Tenho esse trabalho junto com vários outros, por isso não posso exportar essa informação. Se achar conveniente posso criar um trabalho exclusivamente com essas peças para lhe passar.

@hellynton.pontes Nessa opção tenho definido “sem atualização”.

Boa tarde @luis.carneiro
Sim, geralmente se cria um trabalho de exemplo com a situação simulada para exportar, você pode fazer isso se tiver disponibilidade.

Eu acho também que vale a pena testar essas configurações que o @hellynton.pontes sugeriu, elas podem habilitar as duas configurações de salvar tempos das peças e chapas e também o tempo da peça no ultimo nesting, então recriar a situação com as peças e verificar se o resultado fica coerente.

Bom dia!
@luis.carneiro por acaso você tem conseguido tratar desse problema? Se sim, como resolveu?

Não, ainda não consegui resolver este problema.

Eu vejo que até então você olha o tempo por peça na folha de processo, uma dica pra você conferir estes tempos por peça em tempos e custos no Lantek, estes valores devem ser iguais, no entanto confira isso.

Os tempos entre a folha do processo e o relatório tempos e custos no caso das peças unitárias são exactamente iguais, já no caso da chapa com várias peças estes tempos são ligeiramente diferentes.

Tempos Chapa com várias peças
Folha de processo:
Peça 1: 36.16
Peça 2: 8.38

Relatório tempos e custos
Peça 1: 34.96
Peça 2: 8.59

Tempos peça unitária
Folha de processo:
Peça 1: 9.42
Peça 2: 17.34

Relatório tempos e custos
Peça 1: 9.42
Peça 2: 17.34

Olá @luis.carneiro,

Experimente usar apenas o parâmetro TDB_DD025.

Boa tarde @Mauro.

Estive a fazer a experiência com esse parâmetro e realmente os valores já são iguais quer na chapa com várias peças e na chapa com peça unitária.
Mas os tempos não são minimamente parecidos com os reais, por exemplo a peça 1 dá um tempo de 98 segundos, e demora menos de 10 a cortar.